Proposta de lei pede “antiesmagamento” obrigatório.

As crianças sempre foram motivo de cuidados extras no trânsito, seja como pedestres ou como passageiros. A falta de atenção e a curiosidade são fatores determinantes para as crianças serem vítimas de algum acidente.

 

 

Os vidros com fechamento automático são exemplos de automações no veículo que podem pôr em risco a vida de uma criança. A possibilidade de estrangulamento é grande se um adulto responsável não redobrar a atenção. Isso acaba dividindo ainda mais a atenção do motorista e aumentando ainda mais as chances de um acidente.

 

Uma estatística preocupante nos Estados Unidos da América, mostra que nos últimos quinze anos, mais de 80 crianças foram vitimadas por estrangulamento causado por esses equipamentos.

 

 

Pensando nisso o PLS 150/2018 de autoria do Senador José Pimentel (PT – CE) busca tornar lei a resolução nº 468 de 2013 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

 

O PLS 150/2018 dispõe sobre a obrigatoriedade de dispositivos antiesmagamento nos acionadores energizados de janelas, tetos solares e painéis divisores de veículos automotores.

 

Atualmente o projeto está na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde tem como relator o senador José Agripino (DEM-RN).

 

Para saber mais detalhes do PLS 150/2018 acesse:

https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/132775