Dia 25 de Setembro o Dia Nacional do Trânsito

O Dia Nacional do Trânsito é marcado pelo fim da Semana Nacional do Trânsito que acontece do dia 18 a 25 de Setembro. Tem como principal objetivo a conscientização, de motoristas e pedestres. O dia foi definido em setembro de 1997 a partir da criação do código de trânsito brasileiro. 

Cada ano o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) define um tema que será a bandeira da semana nacional do trânsito e o tema de 2019 é ‘No trânsito, o sentido é a vida’. Fazendo uma chamada ao poder público e sociedade da importância de promover ações que valorizem a vida e a segurança no trânsito.

 

 

As diretrizes da ONU (Organização das Nações Unidas) para redução de 50% dos índices de mortalidade no trânsito nos países que são membros da organização definiram o tema  “No trânsito, dê sentido à vida”.

 

A campanha “No trânsito, dê sentido à vida” deve se estender até Abril de 2020 segundo a Resolução Nº 771, de 28 de Fevereiro de 2019. 

 

Atitude corretas garantem maior segurança e promovem a vida no trânsito.

 

5 Atitudes que fazem a diferença no trânsito

 

  • Se for dirigir não beba!

    No Brasil, número de vítimas pelo consumo de bebidas fica perto de 100 mil ao ano, aponta estudo. No mundo responde por 2,8 milhões de mortes anuais!

 

  • Se dirigir não atenda o celular!

    De janeiro a março deste ano, foram 372,3 mil multas em todo o Brasil por uso do celular no trânsito, um aumento de 24% em relação ao mesmo período do ano passado.

 

  • Se for dirigir não ultrapasse a velocidade permitida!

    Nos seis primeiros meses de 2019, quase 56 mil multas por excesso de velocidade foram registradas em rodovias federais no Rio Grande do Sul. Isso só com radares móveis!

 

  • Se for dirigir utilize o cinto de segurança!

    Usar o cinto de segurança reduz o risco de morte entre motoristas e passageiros dos bancos dianteiros entre 45% e 50% e o risco de morte e lesões graves entre passageiros dos bancos traseiros em 25%. Cerca de 94% dos acidentes de trânsito com mortes são causados por falhas humanas, e o não uso do cinto de segurança é uma dessas falhas.

 

  • Se for dirigir não fique estressado!

    O estresse é um dos fatores de risco para acidentes de transporte apontado pela Organização Pan-Americana da Saúde.

    Pensando em ajudar a reduzir o nível de estresse dos motoristas a Confyal deixa uma série de playlists para deixar seu dia a dia no trânsito mais tranquilo. 🧘‍

 

10 Sugestões de playlists para relaxar: