Dia Nacional do Livro – O Fusca

No dia 29  de Outubro é comemorado o Dia Nacional do Livro. A data é uma referência a fundação da Biblioteca Nacional que ocorreu no ano de 1810 quando a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Rio de Janeiro.

 

Sorteando Conhecimento

A Confyal mais uma vez vai sortear um livro nessa data tão especial. Sempre levando em conta a nossa paixão por carros escolhemos o seguinte livro:

Fusca – A História do carro que o povo aclamou.

*Ganhador no final da matéria.

 

Um pouco da História do Fusca

A origem do Fusca ocorre durante a segunda guerra mundial. Ferdinand Porsch desenvolveu o projeto a pedido de Hitler para construir um carro popular para o povo alemão. Então em 22 Junho de 1934 Hitler assina um contrato com Ferdinand Porsch que deu início ao projeto. 

 

 

O Fusca foi responsável pela fundação da Volkswagen

Para a produção do beetle (Fusca) foi fundada em 1937 a Gesellschaft Zur Vorbereitung des Deutschen Volkswagen, GmbH (GeZuVor), em português, “Sociedade para a Produção do Automóvel Popular Alemão”.

Depois de mais de 40 protótipos em 15 de Agosto de 1940 o primeiro fusca deixou a linha de produção.

 

 

O destino do Fusca após a Segunda Guerra Mundial

Após o fim da segunda guerra mundial a Volkswagen ficou sobre o controle dos britânicos, sob o comando do Major Ivan Hirst. A fábrica foi reativada em 1945 para produção de carros para as forças de ocupação e serviço público alemão. 

Em 1948 os britânicos passam o controle da fábrica para Heinz Nordhoff. Mesmo não simpatizando com o Fusca e vendo que a fábrica tinha que expandir a produção e vendas para gerar mais empregos para os alemães, Nordhoff decidiu exportar os fuscas para os Estados Unidos. 

 

 

Foi o carro mais vendido no mundo ultrapassando em 1972 o recorde que pertencia até então ao Ford Modelo T, de origem estadunidense.

O último exemplar marcou o fim da longa produção de 65 anos do Fusca, durante a qual foram fabricados 21.529.464 unidades, números que fazem dele também, o modelo único mais produzido do mundo em todos os tempos.

 

E assim o Fusca ganhou o mundo!

*E o ganhador do sorteio é: Anderson Oliveira