Manual Confyal: Cuidados com seu carro no verão.

O verão chegou! E nessa estação o carro tende a ser mais exigido e colocado à prova em várias situações, desde viagens em longas estradas, exposição a altas temperaturas, maresia, engarrafamentos e claro: as famosas chuvas de verão.

Para tanto, os cuidados com o carro nessa época do ano são essenciais, já que a sua estrutura precisa enfrentar diversas circunstâncias que podem não ser favoráveis para o veículo – ainda mais se tratando de um país com temperaturas fortíssimas como o Brasil.

Então com a chegada do verão, se preparar é fundamental!

Preparamos um manual com os principais cuidados para você ficar tranquilo com seu carro na estação mais quente do ano!

 

1. PINTURA

Em casos de exposição a situações de grande amplitude térmica (comum em cidades de chuvas intensas), a pintura pode ficar muito danificada. No verão, esse cenário se intensifica, e pode reduzir significativamente o período útil da tinta do veículo – causando manchas, rachaduras e desgastes na pintura.

Para evitar que isso aconteça, encerar a pintura do automóvel – com a cera adequada – permite ressaltar o brilho desejado, a beleza do veículo e, ao mesmo tempo, proteger contra as elevadas e crescentes temperaturas. Nesse sentido, a manutenção da pintura é uma das principais rotinas para quem gosta de manter os bons cuidados com o carro, e uma das grandes dicas para o uso no verão.

 

 

2. MARESIA

A melhor opção é evitar locais com maresia – já que ela se trata de um fenômeno que afeta vários dispositivos mantidos próximos ao mar. Se isso não for possível, o dono do veículo deve sempre estar atento e verificar os efeitos pré e pós-lavagem, além de avaliar medidas corretivas como a lubrificação de peças (o que torna o motor mais eficaz).

Como se trata de locais com a temperatura bem elevada, isso pode representar e/ou desencadear uma ameaça grave para os aparelhos com peças metálicas. Estes podem desenvolver um grau de ferrugem mais alto do que quando comparados com o plástico, borracha e orgânicos.

 

3. BORRACHAS

Com o forte calor, as borrachas do carro tendem a ressecar – seja a médio ou a longo prazo. Quando isso ocorre, basta uma chuva no final de tarde para que os ocupantes do automóvel tenham que enfrentar goteiras ou infiltrações.  Por isso, é importante sempre verificá-las, já que elas são cruciais para garantir o conforto tanto do motorista quanto do passageiro.

Para que isso seja evitado, o uso de películas de proteção é uma boa opção – além de que elas tornam a temperatura dentro do veículo mais agradável e proporcionam maior conforto e privacidade

 

4. LIMPEZA E PREVENÇÃO

No verão, procure usar capas para proteger os bancos! Principalmente para quem tem crianças ou costuma ir à praia de carro. Para evitar o ressecamento e as manchas de sol, procure limpar os estofados com frequência, utilizando produtos específicos para a limpeza dos bancos ou o aspirador de pó – deixando o carro arejado por aproximadamente 30 minutos após o processo.

Além disso, painéis de papelão no para-brisa também são uma boa alternativa. Eles atraem a luz do sol e evitam que ela chegue aos bancos, impedindo que fiquem desbotados.

 

5. BANCOS DE COURO

Se o estofado for de couro, a aplicação de um hidratante ou produto a base de silicone pode evitar ressecamento! Os bancos de couro devem ser investidos na manutenção constante pelo motorista, além da limpeza regular. A realização da hidratação protege, também, contra eventuais manchas causadas pelo sol.

 

6. PAINÉIS REFLETORES E PELÍCULAS

A exposição direta ao sol por longos períodos pode danificar itens do painel e diminuir a durabilidade dos tecidos do revestimento interno. Até porque ninguém gosta de um veículo que vira estufa quando deixado na vaga de estacionamento, certo? Além do desconforto, é bastante prejudicial ao carro e aos seus ocupantes.

Nessas situações, painéis refletores e o uso de película protetora podem diminuir o impacto causado pelo calor excessivo e, também, amenizar e melhorar significativamente a temperatura e conforto dentro do carro. Confira nossa matéria sobre películas.

 

7. PNEUS

Entre os diversos cuidados com o carro no verão, os pneus devem receber atenção especial! Estes podem ser considerados uma das partes mais importantes de qualquer veículo e, ainda assim, não receberem os devidos cuidados. No verão, eles precisam muito mais do que calibragem regular.

Em contato com o asfalto quente, o pneu se desgasta de forma acelerada e pode aumentar o risco de acidentes. Fique atento à eles e sempre verifique-os aos calibrar, se apresentar algum indício de necessidade de troca, não hesite em adquirir um novo!  

 

7. SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO

É indispensável o uso do ar-condicionado no verão! Não há a possibilidade de abrir mão e, por isso, o sistema de refrigeração é colocado à prova.

Em uma visita ao mecânico de sua confiança vale muito aproveitar e já verificar o ar-condicionado do seu veículo. De forma geral a manutenção vai verificar se está tudo certo com o filtro de ar, mangueiras e pressão do ar.

Esses cuidados de manutenção e a atenção imediata do motorista no verão são necessários para aproveitar os dias de sol sem negligenciar ou correr o risco de perder o seu sistema de refrigeração! Confira nossa matéria sobre ar-condicionado.

 

8. MOTOR

É comum ficar preso em engarrafamentos devido a quantidade de gente indo viajar no verão e, com isso, é exigido ainda mais do sistema de refrigeração do motor. É por isso que o líquido do radiador precisa estar em dia para não aumentar demais a temperatura do propulsor. Fique de olho no manual do carro para saber quais tipos de aditivos para o radiador são ideais e úteis.

O motorista deve ficar atento a temperatura do motor e verificar regularmente o nível líquido do radiador, além de manter o compartimento do motor bem limpo – o que reduz as chances de o motor superaquecer.

 

9. LOCAIS PERIGOSOS

Enchentes podem ser fatais para um veículo! As fortes e famosas chuvas de verão são capazes de gerar alagamentos e, rapidamente, podem se tornar o maior inimigo do seu carro.

Sempre que uma chuva de verão ocorrer, evite pontos com histórico de alagamento. Você garantirá simultaneamente a sua segurança e a segurança do seu automóvel. Muitas vezes não há como prever ou fugir, mas tente medir o trecho alagado e só passe se o nível da água estiver um pouco mais da metade dos pneus – e não hesite em recuar!

Essas foram a dicas da nossa equipe para que você tenha o cuidado que o seu carro merece, e para que possa aproveitar a praia e o calor com o seu veículo saudável e pronto pra te acompanhar na estrada.

Quer saber mais? Acesse nosso BLOG e confira outras matérias.