Pets no Veículo Dia Nacional dos Animais

O Dia Nacional dos Animais é comemorado no Brasil no dia 14 de Março. Tem como objetivo promover a conscientização das pessoas em relação aos animais, sejam eles domésticos ou selvagens.

 

A Necessidade da Consciência Ambiental 

 

 

Falar dos animais é falar sobre o meio ambiente. São assuntos que estão totalmente interligados e por isso muitas campanhas falam da necessidade urgente de promover uma conscientização ambiental maior, buscando frear desmatamentos, poluição e comércio ilegal de animais, além de conscientizar as pessoas sobre os maus tratos que muitos animais sofrem.

Entre 2001 e 2018 foram desmatados cerca de 53.8 milhões de hectares arbóreos no Brasil, segundo pesquisa da Global Forest Watch. Em terras indígenas o desmatamento chega a 80% comparado a 2019 e em territórios de povos indígenas isolados o desmatamento chega a 113%.

Segundo uma estimativa feita por Jos Barlow da Universidade de Lancaster e da Rede Amazônia Sustentável, podemos ter uma ideia do impacto ambiental e da perda de fauna e flora por cada 1,08 hectare (equivalente a um campo de futebol) na Amazônia. São cerca de 96 plantas epífitas, 310 árvores, 160 passáros, 33 anfíbios, 22 repteis, 10 primatas, 44 peixes, 1 bilhão de indivíduos invertebrados no solo. 

 

E os animais domésticos?

 

 

O brasileiro ama animais domésticos, sejam eles gatos, cachorros, pássaros e até mesmo aqueles mais exóticos como camaleão ou tubarões em aquários. Somos tão conectados aos bichinhos que somos o 4º país no mundo em número total de animais domésticos e o 2º em cães e gatos. Os “catiorineos” e “gatineos” fazem a alegria da família, mas é preciso garantir segurança e bem estar dos animais. 

 

Posso levar meu pet no carro?

 

 

É muito importante para o motorista e passageiros os pets ficarem seguros para garantir uma viagem tranquila e não correr riscos de acidentes. O Código de Trânsito Brasileiro permite o transporte de animais em veículos. Mas é preciso ficar atento aos cuidados necessários para não sofrer acidentes e gerar multas.

No artigo 252 do CTB você comete infração se transportar pessoas, animais ou volume à sua esquerda ou entre os braços e pernas. A multa é de R$ 130,16 e 4 pontos na carteira.

Já no artigo 235 do CTB você comete infração quando conduz pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo nos casos devidamente autorizados. A multa é R$ 195,23 e é considerada uma infração grave levando a 5 pontos na carteira.

 

Dicas para levar seu pet e ter uma viagem tranquila

 

 

Os pets geralmente ficam mais ativos dentro do carro e por isso podem em algum momento pular para fora do carro caso os vidros estejam abaixados ou até mesmo pular sobre o motorista atrapalhando a condução e causando um acidente grave. Por isso é importante ter acessórios que garantam a segurança do pet e passageiros durante a viagem.

 

  • Um dos dos acessórios utilizados é a caixa de transporte que pode ser presa e fixada junto ao cinto de segurança.

 

  • Também tem a possibilidade de utilizar um cinto de segurança peitoral para o pet, deixando ele mais firme limitando a movimentação dele dentro do carro.

 

  • Alguns pets ficam ariscos dentro de caixas. Nesses casos pode-se utilizar cestos especiais abertos que são fixados no assento. Então o pet pode ter sua coleira presa dentro do cesto. 

 

  • Existem outros métodos e o mais indicado é consultar um veterinário em uma pet shop para tirar dúvidas e encontrar uma maneira confortável para o pet e que esteja dentro das regras do CTB. Vale também consultar o órgão ou instituição responsável pela fiscalização do trânsito da sua cidade para tirar suas dúvidas.

 

A Confyal é especialista em instalação de acessórios e pode ajudar você tornando seu carro mais seguro e confortável.

Entre em contato pelo site a pelo perfil oficial para tirar dúvidas.

Os pets merecem todo o carinho, conforto e segurança.

O pet é um passageiro legal 🙂